8 de agosto de 2016

Receita básica de Papas de aveia

 Muitas pessoas questionam-me o que são papas de aveia e como é a sua confeção. Ora este post é para vocês mesmas.

 A aveia é um cereal, que pela sua origem não contém glúten, mas muitas das vezes é processada juntamente com o trigo, e aqui sim há contaminação passando a conter vestígios de glúten. É rica em fibras e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando assim a sobrecarga de glicose e insulina. Ou seja, a fibra ajuda a que a glicose seja absorvida de forma mais lenta. Também serve para o controlo da pressão arterial, pois há uma redução dos níveis de colesterol.
 A aveia é muito versátil, pois pode ser misturada na preparação de pães, saladas, crackers (brevemente coloco uma receita!!), biscoitos, smoothies, e muitas outras coisas.

A receita que vos deixo hoje aqui, é a receita das papas de aveia e é como se fosse a receita base ou mesmo a receita 'mãe' de todas as outras. Comecei a fazer papas de aveia depois de ter experimentado num workshop da Catarina Beato do Dias de uma princesa há uns aninhos atrás. Viciei.

Experimentem!!


 Papas de aveia simples 1 pessoa

1/2 chávena de flocos de aveia
3/4 de leite de amêndoa
1 colher de sopa de linhaça moída
canela
1/2 pacote de iogurte natural
1 banana
sementes

Colocar a aveia e a canela num tacho e misturar. Colocar o leite e mexer com uma colher de pau ou espátula até formar uma consistência cremosa. Demora cerca de 5min.

Colocar as papas numa tigela e acrescentar a fruta, que neste caso é a banana, o iogurte natural e sementes a gosto. Nas papas da foto coloquei o iogurte, a banana, coco ralado e sementes de abóbora.

Nota: Os mais gulosos podem adicionar mel ou compota a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário